quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Falta de infraestrutura computacional: a realidade de muitas escolas do

 município de Campos dos goytacazes.


         Vivemos em um tempo onde o mundo gira em torno da tecnologia. A cada dia aumenta, em grande escala, o número de pessoas com acesso as tecnologias de informação, porém ainda não é a realidade de todos.
         Entrando em contato com uma escola do meu município pude presenciar que apesar de possuir, em média, sete computadores, a escola apresenta um infraestrutura decadente. Praticamente todos os alunos não têm acesso à internet em suas casas ou lan house, pelo fato de ser interior de estado, e na escola não existe estrutura para que os poucos computadores sejam usados, essa realidade acaba , por muitas vezes prejudicando ou até impedindo a realização de algumas atividades que o professor tem em mente.
       Creio que a realidade do meu município, infelizmente, traduz o que acontece em muitos municípios, é visível a falta de comprometimento com a educação. Existem muitos projetos bons que buscam inserir nas escolas as tecnologias de informação, no entanto, na maioria das vezes não passam de projetos, pois na realidade são criados, mas não colocados em prática.

9 comentários:

  1. Muita das vezes o projeto está no papel e há até a verba, mas onde está o comprometimento e preocupação dos responsáveis em melhorar a qualidade da educação?Essa não é uma realidade só da sua região não, em muitas outras, geralmente as regiões mais pobres, estão enfrentando a mesma ou até uma pior situação que essa, infelizmente e para a tristeza da qualidade da educação no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. É a realidade vivida nas escolas, tem muita coisa, projetos no papel, mas quando o assunto e passar pra prática aí falta incentivo.
    Devemos tentar mudar esse caminho para uma educação transformadora.

    ResponderExcluir
  3. É triste saber que ainda existem pessoas que não estão comprometidas com a Educação e que nada fazem para que a mesma tenha qualidade em todo o território nacional.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente essa e a realidade de muitas cidades em nosso Brasil. Fico surpresa que no município de campos dos Goitacases ainda falte interesse por parte dos governantes desta cidade. Penso que precisa de levar para televisão esse fato para que eles ajam de forma mais rapida. Educação para todos esse é o lema.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente essa é nossa realidade, mas temos que mudar.

    ResponderExcluir
  6. Em um pais com tanta diferença social,é preciso garantir com que os mais carentes tenham boas oportunidades de crescimento pessoal.

    ResponderExcluir
  7. A cada dia que passa me convenço mais que somente a educação liberta, e vivenciar relatos como o seu Neucimara, sobre a falta de comprometimento com a educação nos deixam muito triste como afirmado acima pelas colegas em seus comentários. Mas estamos ai meninas (futuras pedagogas) para fazer a diferença em prol de uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  8. Achei o seu texto muito pertinente, principalmente por estarmos hoje inseridos na sociedade tecnológica, com um aparato gigante e novidades chegando todos os dias. Escolas, profissionais e professores muitas vezes não dão conta de aprender e de utilizar todas essas ferramentas, mas as escolas não podem mais tomar uma atitude distante desta realidade, se tiverem como objetivo formar alunos para atuar socialmente. É uma pena que os recursos gastos com tecnologia de apoio não sejam empregados corretamente, que muitos profissionais da educação não percebam a chance que tem de estabelecer através do computador um ensino-aprendizagem mais eficaz e que atendam os alunos em suas reais necessidades.

    ResponderExcluir